Cultura

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Festa junina fácil



Que tal aproveitar esse friozinho e organizar uma festa junina com os seus amigos? Para isso é importante realizar um bom planejamento, se organizar, usar a criatividade e entrar no clima.
Claro que oferecer uma festa sempre tem um custo, mas se você não puder arcar com todas as despesas, pode organizar uma festa junina colaborativa sugerindo a cada convidado que traga um prato típico ou uma bebida.

Passo a passo de como organizar uma festa junina:

1) O convite: Pode ser por e-mail ou impresso em papel elaborado por você! As pessoas se animam quando recebem um convite criativo e temático.  Lembre-se de colocar a data, o horário, o endereço e o mapa do local. Além disso, não se esqueça de solicitar a confirmação da presença!

2) Os trajes: Uma festa junina sem vestido estampado, maquiagem e trancinhas para as mulheres e calça remendada, camisa xadrez e chapéu de palha, para os homens, não tem graça! Mencione no convite que todos devem vir a caráter! A festa fica bem mais divertida!

3) A decoração também tem que estar apropriada para a ocasião. Bandeirinhas de chita, balõezinhos, chapéus de palha pendurados pela casa, retalhos de juta para enfeitar a mesa, imagens de Santo Antonio, São João e São Pedro dão um toque especial. Se tiver um espaço isolado, para garantir que sua festa junina seja quente, uma fogueira ajudará em todo o clima desta festa! Mas todo cuidado com fogo é pouco. Isole a área e não deixe crianças por perto!

4) Quanto aos comes e bebes sugerimos um cardápio variado. A dona da casa pode ser a responsável pelos pratos e bebidas mais difíceis de transportar como canjica, vinho quente, quentão e milho verde; assim fica mais fácil dos convidados colaborarem com a festa levando os pratos mais simples. As comidinhas típicas podem ser servidas em saquinhos de papel e potinhos descartáveis.


O que não pode faltar numa festa junina

Pratos doces:

- Canjica
- Pé de Moleque
- Maria Mole
- Arroz doce
- Doce de batata doce
- Quindim
- Pipoca doce
- Pamonha
- Curau de milho
- Paçoca
- Cocada
- Bolo de fubá  e bolo de fubá cremoso

Pratos salgados:

- Cachorro quente
- Cuscuz
- Caldo Verde
- Pipoca salgada
- Espetinho de churrasco
- Pinhão
- Milho Verde

Bebidas Típicas:
- Quentão
- Vinho quente

Minha caipirinha e eu já estamos prontas esperando e festa!


Você ainda pode organizar a festa estipulando o tipo de alimento pelo sexo. Exemplo: homens levam pratos salgados, mulheres doces ou o inverso, afinal as guloseimas ajudam a manter uma festa junina de pé!
Além das bebidas "quentes", você pode sugerir que cada pessoa traga o que for consumir na festa. Isso garantirá uma variedade de opções.

5) Correio elegante. Essa brincadeira não pode faltar. Candidatas para serem o correio é que não vão faltar!

6) Óia a chuva!
Claro que não podemos esquecer-nos das tradicionais músicas de um arraiá. Pula a fogueira, cai, cai balão, capelinha de melão, são hits que não podem faltar nas festas juninas. Providencie. Outra animada sugestão é levar música ao vivo!

Arrume seu par! Se há música, aproveite para organizar uma divertida quadrilha e todos vão querer relembrar os tempos de escola dançando na festa junina. Separe CDs de música sertaneja, forró e cantigas tradicionais de São João. Organize os pares e simborá pro caminho da roça!!
Agora sim, você está pronto para o grande arraial.

Fonte: Bbel.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário